UMA BOA IDÉIA – SONHO OU PESADELO
Economista Consultor Empresarial
- 09/09/2009
- Publicado por: realbrasil
- Categoria: Administração Judicial, Contábil-Financeira
Muitos falam, mas poucos realizam, esta é uma máxima para muito empreendedores e muitos organizações Brasileiras. O melhor cenário é que as coisas não fossem assim, mas a verdade é que muitos idealizadores de projetos, sonhos e boas ideias, nem sempre as passam para o papel, outros até passam, mas nunca as executam e outros quando as executam perderem o “time” de execução e o projeto, ideia ou sonho, passam a não representar mais a realidade de negócio ou a oportunidade que antes se vislumbrava, podendo até mesmo se transformar um pesadelo ou insucesso empresarial.
Diante dessa realidade, muitos se pergunta, o que fazer para diminuir este risco e aumentar a capacidade de execução das organizações e empreendedor frente a seus projetos e idéias? Para que um projeto ou uma ideia não seja esquecido em uma gaveta ou fique só na memória de seu idealizador é necessário que o empreendedor tenha alguns cuidados, que vão desde a elaboração formal de um projeto a um plano de execução e implantação do mesmo.
No mundo econômico, os exemplos do dia a dia e os acontecimentos pessoais nos ensinam a vida pessoal ensinam, haja vista que, colocar em prática um novo desafio ou uma ideia de negócio requer muita pesquisa, e principalmente a elaboração de um minucioso projeto escrito.
É como se construir uma obra predial, primeiramente se formata a essência da ideia, define-se como se quer que esse projeto caminhe e quais os principais objetivos do mesmo. Em seguida deve-se definir qual a finalidade do projeto e seus objetivos, ele deve ser uma espécie de roteiro para a execução prática da ideia, sendo dividido em etapas de criação, planejamento e implantação, que devem ser revistas e analisadas periodicamente, pois os agentes e as variáveis econômicas estão em constante evolução, assim, dimensionar corretamente recursos, tempo, disponibilidade e dinheiro, podem ser decisivos para a tomada de decisão em seguir em frente ou desistir do projeto.
O projeto deve contemplar diversos fatores, porém deve ser algo simples e de fácil entendimento e implantação, um projeto burocrático, complexo e de difícil compreensão está propenso ao insucesso. Outra variável determinante ao sucesso do projeto e que todos os colaboradores e envolvidos no processo de criação e implantação conheça as informações disponíveis no projeto, se possível sem restrições, isso facilita o entendimento dos objetivos e motiva a equipe, conspirando a favor dos resultados esperados.
Quando se elaborar um projeto cuidado para não usa-lo apenas como instrumento para documentação dos objetivos, use-o como um instrumento de guia no alcance de objetivos e com foco nos resultados, não o use para burocratizar processos, lembre-se que ele é um facilitador, é um auxiliar no processo de desenvolvimento do negócio, não superdimencione ou subdimencione os recursos necessários, principalmente os recursos tempo dinheiro e estrutura organizacional, estes devem ser adequados ao tamanho do seu projeto, pesquise a fundo sobre o assunto que discorre seu projeto e as fontes de recursos disponíveis, discuta com pessoas do ramo ou ligadas ao seu tipo de negócio, convoque sua equipe é repasse suas ideias, a opinião deles pode colaborar em muito na formatação de suas estratégias, se desconhece técnicas de elaboração de projetos, se é a primeira vez que faz isso e tem dúvidas ou esta encontrando dificuldades, contrate um consultoria que seja especializada neste tipo de serviço eles podem lhe auxiliar e reordena-lo em seus objetivos, isso ajuda a diminuir riscos e potencializar os resultado.