ATIVO PATRIMONIAL
- 15/09/2016
- Publicado por: realbrasil
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A avaliação e cadastramento dos ativos patrimoniais feita de forma dinâmica, ágil e segura, proporciona maior controle das atividades de manutenção preditiva(edificações), preventiva, corretiva e emergencial; simplificação na localização de bens e transferência entre lojas ou departamentos; acesso rápido e fácil a informações importantes como fornecedor, data de aquisição, garantia entre outras informações relacionadas a cada item do ativo fixo, e um melhor aproveitamento tributário e segurança fiscal. Não bastasse tais benefícios, o cadastramento e controle dos bens do ativo fixo contempla etapas como inventário, emplaquetamento e conciliação físico X contábil e é fundamental para o atendimento das exigências da Receita Federal, Regulamento do ICMS e para quem deseja fazer um sistema de gestão integrado. Buscando levar aos clientes tal performance, a Real Brasil Consultoria desenvolveu um conjunto de ações estruturais com base na implementação de processos completos de gestão de ativos fixos, com isso o cliente passa a ter o controle real e atualizado de todos os bens de sua empresa. Entre suas Finalidades e Aplicações destacam-se:
CONTÁBIL
Entre as inúmeras aplicações do Laudo de Avaliação Patrimonial, destaca-se os fins contábeis, pois estabelece uma economia fiscal para os bens baixados fisicamente e não baixados no controle contábil. Atende ainda a legislação para efeito de IRPJ – (art.287, Inciso 2.º, do Regulamento do Imposto de Renda) e a reconstituição contábil visando à IN 86/2001, IN 68/86, CIAP, PIS/COFINS, FASB, IAS 16, FISCO, etc. Assim o Laudo de Avaliação alinhado ao cadastramento patrimonial, proporciona vantagens fiscais diretas com relevante economia tributária, e indiretas pois estabelece segurança fiscal para empresa.
BANCÁRIA
Outra aplicabilidade do Laudo de Avaliação Patrimonial é para fins de obtenção de capital junto ao mercado financeiro ou agentes de fomento, como Bancos Privados, Públicos ou Linhas de financiamento com recursos subsidiados como BNDES, FINAME, FCO(Banco do Brasil) e Caixa Econômica Federal entre outros. Assim o Laudo apresenta-se como suporte as Operações de Crédito, pois é um instrumento Legal de Avaliação do Patrimônio e dos bens da empresa, sendo objeto de referência para garantias hipotecárias ou bancárias ou ainda apoiar as decisões de investimentos ou desinvestimento.
AQUISIÇÕES FUSÕES, CISÕES E INCORPORAÇÕES
O Laudo Técnico de Avaliação Patrimonial constitui ainda documento referencial na tomada de decisões de aquisições, fusões, cisões ou incorporações de empresas, ou mesmo como objeto de consulta para incorporação de novos sócios, reorganização societária ou mesmo atração de novos investidores para o negócio.
SEGURO
De posse deste documento o departamento de gestão de ativos fixos da empresa poderá controlar os bens por áreas de risco e mensurar com maior precisão os valores de avaliações de ativos para determinação de valores máximos para fins de seguro, de acordo com cada apólice contratada, sabendo o que efetivamente existe em seus parques operacionais, visto que um dos itens importantes que pesam na definição do valor de um seguro é em parte o valor real dos bens, suas características e peculiaridades, isso garante ao segurado, em caso de sinistro, que este seja indenizado com uma cobertura à altura do valor de seu bem e pague um valor de seguro alinhado a sua realidade estrutural.