QUAL O MELHOR MÉTODO E/OU TÉCNICA DE ANÁLISE DO GRAFISMO

Fernando Vaz Guimarães Abrahão
Especialista em Análise Forense de Assinaturas

A escrita está sujeita a inúmeras mutações, decorrentes de causas variadas, isso exige de seus examinadores conveniente interpretação técnica para o perfeito exame grafoscópico. Desta forma, os Estudos Grafológico devem nortear as análises da personalidade de uma pessoa por meio dos estudos dos traços de sua escrita, ou seja, estudos visando à determinação da psique do escriturador.

A literatura que versa sobre a grafoscopia e ciências afins, descrevem diversos métodos aplicáveis ao processo de verificação e reconhecimento de assinaturas, a escolha de um ou outro método deve ser motivada pela apresentação de vantagens e desvantagens, principalmente quanto ao objeto a ser periciado, parâmetro, conjuntura e aplicabilidade para cada caso em específico.

Nas abordagens técnicas, conceituais e práticas das escolas da grafologia simbólica e mímica, propõe, sobretudo, o estudo, a avaliação e a interpretação dos símbolos, pregando a relação existente entre eles na composição do traço individual e psiquismo do escritor.

Quase todos estes aspectos do grafismo são mensuráveis, podendo ser avaliados grafometricamente. Assim, sob esta ótica, devem ser cotejadas as assinaturas obtidas como padrão gráfico em relação à assinatura sob suspeição, o que possibilitará indicar a eventual autenticidade ou falsidade da mesma.

Assim, a verificação da autenticidade de assinaturas, de forma segura e confiável, esbarra, principalmente, no desafio técnico de eleger não só o melhor método, as amostras mais adequadas, mas sim, compreender, com domínio e aptidão, a complexidade que envolve os fatores relacionados à escrita.

Como podemos te ajudar?

Contate-nos no escritório Real Brasil mais próximo de você ou nos envie uma mensagem solicitando contato.

Conheça um pouco mais sobre a Real Brasil